CRAS - Centro de Referência da Assistência Social

É a "porta de entrada" dos usuários à rede de proteção social do SUAS-Sistema Único de Assistência Social. O CRAS tem por objetivo prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidade e riscos sociais.

O CRAS oferece diversos serviços à população, além da divulgação de informações de modo a oferecer referências para as famílias e indivíduos sobre programas, projetos e serviços socioassistenciais. Produção de material socioeducativo, planejamento e organização das atividades, registro de informações e atividades desenvolvidas.

 

Objetivos do CRAS

Prevenir situação de risco social no território referenciado pelo CRAS, promover a emancipação social das famílias e o protagonismo de seus membros, fortalecer a função protetiva das famílias e prevenir a ruptura de seus vínculos, sejam estes familiares ou comunitários, contribuindo para a qualidade de vida no território, potencializar a rede, reduzir os indicadores de exclusão social.

Promover acesso a rede de proteção social de assistência social favorecendo o usufruto dos direitos socioassistenciais, promover acesso aos serviços setoriais, contribuindo para promoção de direitos.

 

Serviços ofertados no CRAS

CRAS / PAIF - Serviço de Atenção Integral à Família - Oferta ações e serviços socioassistenciais de prestação continuada, por meio do trabalho social com grupo de famílias (tem como objetivo prevenir o rompimento dos vínculos familiares e desenvolver potencialidades, promovendo a convivência familiar e comunitária).