Cadastro único

 

Documentos Necessários

 

Como regra o RF deve obrigatoriamente apresentar CPF ou Título de Eleitor para que a família seja cadastrado. Para os demais componentes da família o RF deve apresentar um dos seguintes documentos:

- Certidão de Nascimento/Certidão de Casamento;

-  CPF. Carteira de Identidade (RG);

-  Carteira de Trabalho, Título de Eleitor;

- Comprovante de Residência (conta de água ou luz):

- Declaração Escolar das Crianças

NOTA: O NIS só será atribuído ás pessoas que apresentarem pelo menos um documento. A apresentação de documentação é importante para garantir que não haja multiplicidade de identificação de pessoas

 

Atualização dos Dados Cadastrais

Você deve procurar o CRAS ou o posto de cadastramento sempre que mudar algo em sua família, como nascimento de um filho, mudança de casa ou de trabalho ou quando alguém deixa de morar na sua casa. Isso é chamado de atualização das informações no Cadastro Único.

O entrevistador vai fazer uma nova entrevista com o responsável pela família e vai alterar no cadastro o que mudou.

 

 E se não mudou nada na minha família?

Mesmo se não tiver nenhuma mudança nas informações da sua família, é necessário atualizar o cadastro no máximo a cada dois anos.

Se o cadastro não for atualizado no máximo em 2 anos, sua família não poderá participar dos programas sociais e se já for beneficiária, pode perder o benefício.

Depois de 4 anos sem atualização, o cadastro é excluído pelo governo.

O cadastramento não significa a inclusão automática em programas sociais. Esses programas usam as informações do Cadastro Único, mas são gerenciados por outros órgãos. A seleção e o atendimento da família ocorrem de acordo com critérios e procedimentos definidos pelos gestores e pela legislação específica de cada programa.

4 MOTIVOS PARA MANTER  O  SEU CADASTRO ÚNICO  ATUALIZADO