Atribuições Secretaria da Saúde
- coordenar e gerir o Sistema Único de Saúde no âmbito Municipal;
- definir as diretrizes da Saúde em conjunto com o Conselho Municipal de Saúde;
- garantir as atividades referentes ao Conselho Municipal de Saúde;
- administrar e coordenar o Fundo Municipal de Saúde;
- coordenar e executar a seleção e desenvolvimento de Recursos Humanos na área da Saúde;
- administrar, organizar e manter a rede de serviços municipais, garantindo a execução das ações da Saúde;
- coordenar e executar o desenvolvimento de ações de vigilância à saúde e assistência à saúde sob ótica epidemiológica e sanitária;
- executar o controle de zoonoses e vetores;
- controlar e fiscalizar procedimentos, produtos e substâncias de interesse à saúde;
- participar da formulação de política das ações de saneamento básico;
- colaborar na proteção do meio ambiente nele compreendido o trabalho no limite de sua competência;
- estabelecer mecanismos de articulação com as Secretarias Municipais em assuntos referentes à saúde; e
- estabelecer articulação com as esferas federal e estadual no sentido de garantir apoio técnico e financeiro definidos na Programação Orçamentária Integrada.