Atribuições da Secretaria Municipal de Agricultura
A Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária é o órgão da estrutura organizacional da Prefeitura incumbido de promover, estimular e apoiar o desenvolvimento das atividades agropecuárias no Município, como ainda prestar apoio logístico ao produtor rural, apoiar os trabalhos e usuários da horta comunitária, organizar e fiscalizar feiras livres, coordenar os trabalhos e a manutenção do horto florestal, como ainda, desenvolver ações voltadas à proteção dos recursos naturais e aos cuidados com a preservação do meio ambiente
A Secretaria Municipal de Agricultura compete:
- Promover ações de estímulo e de fomento da agropecuária no Município, através da difusão de modernas técnicas na área e oferta de assistência técnica especializada;
- Motivar a elaboração de projetos de introdução de novas alternativas de produção e de exploração da propriedade rural;
- Promover e apoiar a comercialização de produtos agrícolas in natura ou industrializados;
- Propiciar aos produtores rurais acesso a informações de interesse para o desenvolvimento de suas atividades;
- Proporcionar melhoria da infra-estrutura básica e comunitária no meio rural;
- Promover e controlar a manutenção de estradas vicinais, corredores de produção, pontes e bueiros na área rural, em conjunto com a Secretaria Municipal de Obras
- Difundir e estimular o associativismo entre os produtores rurais;