Secretaria de Meio Ambiente participa da 1ª Oficina dos Grupos de Fiscalização Integrada (GFIs)
Recursos de R$ 16 mi do FEHIDRO vão para projeto que visa auxiliar os órgãos municipais e Estaduais nas ações de fiscalização em áreas de mananciais

A Secretaria de Meio Ambiente de Embu-Guaçu, participou no nessa semana (3 e 4 de abril) da 1ª Oficina dos Grupos de Fiscalização Integrada (GFIs) na sede da CETESB em Pinheiros.
Essa ação faz parte do projeto, iniciado no último ano, que visa fortalecer as ações fiscalizatórias integradas entre municípios e órgãos estaduais. Tais ações são realizadas pelos Grupos de Fiscalização Integrada (GFIs) de cada Área de Proteção e Recuperação de Mananciais (APRM), que operam nas regiões da Bacia Hidrográfica, e nosso município faz parte do Guarapiranga e pela Operação Integrada de Defesa das Águas (OIDA).
Nesse contexto, a realização da 1ª Oficina dos Grupos de Fiscalização Integrada aconteceu como cumprimento de uma das etapas previstas no plano de trabalho dos convênios, que têm por objetivo subsidiar a construção da matriz de responsabilidades entre os órgãos envolvidos e a posterior elaboração dos Planos de Monitoramento e Fiscalização, que nortearão os Grupos na proteção das áreas, usadas especialmente para captação de água destinada ao abastecimento público na Grande São Paulo.
Durante cerimônia de encerramento da 1ª Oficina dos Grupos de Fiscalização Integrada vinculada ao projeto, foram entregue equipamentos para fortalecimento das ações de fiscalização integradas em áreas de mananciais, provenientes do Fundo de Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro), nossa Secretaria de Meio Ambiente recebeu um computador de alto desempenho e dois tablet, e em breve receberemos uma viatura e um drone, além da contratação de serviços, para apoiar a estruturação dos 26 municípios conveniados e Polícia Militar Ambiental.
“Essa entrega representa uma conquista muito importante para nós”, afirmou a Secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende. “Isso só está sendo possível porque estamos trabalhando com diálogo e planejamento entre o Estado e os municípios, permitindo a entrega de uma gestão mais eficiente e justa para toda população”, acrescentou.
Secretário de Meio Ambiente, Horácio Cayres Jr. e Secretária de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Natália Resende na foto acima.
“Atuar de forma integrada é fortalecer a governança territorial. O trabalho em parceria com os municípios facilita a gestão e controle das ações em prol do meio ambiente”, pontuou o Subsecretário do Meio Ambiente, Jônatas Trindade.
“A integração com o grupo irá fomentar ações de fiscalização e preservação das águas e nosso bioma mata Atlântica além de estruturar e fortalecer a proteção aos mananciais com uma programação recheada de legislação e dinâmicas”, finalizou nosso Secretário de Meio Ambiente, Horácio Cayres Jr.
Estiveram presentes representando nossa cidade além do secretário de meio ambiente, a engenheira ambiental Ariana Yamada, o chefe de divisão de educação ambiental Fábio de Sena e a fiscal ambiental Neia Schunck.