A Prefeitura de Embu-Guaçu, por meio das Secretarias de Meio Ambiente e Turismo, e, Obras, Planejamento e Viação, promoveu juntamente à empresa União Química Farmacêutica, com unidade neste município, o início das ações do projeto piloto de readequação da arborização urbana da quadra em que está instalada a empresa.

O projeto visa substituir espécies arbóreas inadequadas que existem nas calçadas das ruas lindeiras à empresa União Química, que, devido ao sistema radicular, tipo de desenvolvimento da copa e altura, prejudicam o trânsito de pedestres, fiação elétrica e telefônica, e, a infraestrutura próxima. Na nova perspectiva, os canteiros foram abertos distando 6 metros uns dos outros, deixando sempre o mínimo de 1,20 metros de passeio livre, utilizando espécies preferencialmente nativas do bioma Mata Atlântica e de pequeno ou médio porte, para não causarem futuros transtornos aos locais, e cumprirem bem o papel de melhorias da qualidade ambiental, através dos diversos benefícios gerados pela arborização urbana eficiente, tanto para a população quanto para a fauna nativa.

O principal objetivo deste projeto é apresentar um modelo ideal de arborização das calçadas do município, em especial nas áreas urbanizadas. As Secretarias responsáveis pelo projeto se colocam a disposição para instrução dos munícipes interessados em realizar uma readequação da arborização de suas calçadas, com uso de espécies adequadas, dimensionamento adequado dos canteiros e demais diretrizes técnicas para se evitar problemas futuros.

Para quem quiser conhecer o início do projeto, as primeiras mudas já foram plantadas na Rua Benedito Fernandes, no trecho próximo à confluência com a Rua Coronel Luiz Tenório de Brito. Espécies como Manacá-de-cheiro, Pata-de-vaca e Ipê-amarelo foram plantadas, que trarão ainda embelezamento paisagístico ao local.

A Prefeitura gostaria de agradecer o Engenheiro Ambiental Antonio Suemitsu, morador de Embu-Guaçu, pela doação das mudas produzidas em sua propriedade, em colaboração ao projeto.

Fonte:SMMEEG