VIA RÁPIDA EMPRESA

Prefeita Maria Lucia e o Diretor de Desenvolvimento Industria e Comércio Felipe Pereira, assinaram no Palácio juntamente com Governador Geraldo Alckmin nova plataforma Via Rápida Empresa, que permiti a empreendedores fazer o registro e a abertura de empresa integralmente online. Os sistemas Cadastro Web e o Sistema Integrado de Licenciamento (SIL), para coleta de dados para o registro empresarial, CONSULTA prévia da viabilidade de localização e as licenças para o exercício das atividades econômicas, envolvendo os municípios paulistas (conveniados ou não) e os órgãos estaduais responsáveis pelo licenciamento: Vigilância Sanitária (representada pelo Centro de Vigilância Sanitária – CVS), Meio Ambiente (representado pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB) e Corpo de Bombeiros.

O Via Rápida Empresa é mais uma etapa da Política de Estímulo ao Empreendedorismo e Favorecimento à Micro e Pequena Empresa do governo paulista, lançada em maio de 2012, com o objetivo de estimular o empreendedorismo no estado.

Como funciona:

O primeiro passo para participar do programa é cadastrar-se no site da Junta Comercial. Para isso, é preciso utilizar um certificado digital ou os dados cadastrados na Nota Fiscal Paulista.

O próximo passo é escolher a atividade empresarial e o município (Embu-Guaçu) em que você instalará a empresa. A abertura é ainda mais rápida para cidades conveniadas ao Módulo de Licenciamento do Via Rápida Empresa.

O sistema então gerará um contrato social padrão, que pode ser substituído por um de escolha própria do empreendedor. Caso o certificado digital tenha sido utilizado, os documentos poderão ser assinados no próprio portal.

Também serão geradas vias a serem pagas do Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais (Dare) e o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf). Após isso, o empreendedor deve encaminhar toda a documentação gerada, de forma eletrônica ou presencial, para a Jucesp, que fará a análise técnica e de viabilidade da empresa e emitirá o registro em até cinco dias.