VENHAM PARTICIPAR DA CRIAÇÃO DO “CONSELHO MUNICIPAL DE POLÍTICAS CULTURAIS”

A Criação do Conselho Municipal de Políticas Culturais é um ato de extrema importância para que possamos desenvolver a cultura de nosso município e para isso precisamos da participação da sociedade civil.
Para participar, é preciso estar cadastrado na Secretaria de Cultura pelo CIC – Cadastro de Identificação da Cultura, para isso é necessário: 1 foto 3×4 atual e profissional, comprovante de endereço, RG e CPF. Em seguida solicite seu cadastro no projeto do Conselho de Cultura. Você vai precisar somente comprovar atuação em uma das seguintes áreas:
1) Artes Visuais e Plásticas
2) Artesanato
3) Artes cênicas
4) Audiovisual
5) Dança
6) Tradição e Folclore
7) Produção Literária
8) Música
9) Locutores, apresentadores e radialistas
10) Organizadores de Eventos.
-Como se comprova atuação em uma dessas áreas?
*Primeiramente você poderá ser enquadrado de duas formas. Como amador ou como profissional.
AMADOR – Não tem formação na área e nem é filiado ao órgão da classe.
PROFISSIONAL – Tem formação na área e na maioria das vezes é filiado ao órgão da classe.
EXEMPLOS:
Ator Amador: Participa de pequenos trabalhos na área do teatro, porém, não fez um curso técnico ou superior de artes cênicas. Não tem diploma deste curso. Não tem registro profissional no órgão DRT.
Profissional: Participa de trabalhos mais elaborados, normalmente produzido por empresas do ramo, as produtoras. Tem curso de artes cênicas em nível técnico ou superior. Tem registro profissional no órgão DRT.
-Como comprovar vivência na área?
*Existem várias formas e todas elas são bem vindas. Pegando ainda o exemplo do ator, seja ele amador ou profissional, existem formas de comprovar a sua vivência na área através de documentos de formação técnica ou superior, carteirinha do DRT, contratos de trabalho, recortes de jornais e revistas, fotos e vídeos. Outros profissionais podem comprovar apresentando suas obras e o artesão deve ainda comprovar sua capacidade de desenvolvimento do trabalho para uma comissão avaliadora.
-Após termos o cadastro de todos os setores, cada grupo vai se reunir e eleger seus representantes. Para eleger cada representante, só pessoas que comprovem vivência naquela área e que estejam devidamente cadastradas antecipadamente na Secretaria de Cultura é que poderão votar.
– Os cadastros estão abertos até 10 de outubro! Faça a sua inscrição e participe do processo de mudança da realidade cultural de nossa cidade!

SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA DE EMBU-GUAÇU
PRAÇA IVAN BRAGA DE OLIVEIRA, S/N, CENTRO DE EMBU-GUAÇU, SP