Audiência Pública da Cultura

Aconteceu a Primeira Audiência Pública da Secretaria Municipal de Cultura, para dar conhecimento a sociedade civil, sobre a minuta da Lei do Sistema Municipal de Cultura – SMC que está sendo implantada no Município.

O SMC é uma exigência feita pelo Governo Federal, para que o município seja inserido no acordo denominado SNC – Sistema Municipal de Culta. Este acordo entre Município e União tem como finalidade criar novas políticas culturais, com a participação da população, de forma que a cidade possa ter um maior desenvolvimento cultural, recebendo inclusive repasses de verbas que irão diretamente para o fundo de cultura, que será criado no decorrer deste processo.

A audiência é um primeiro passo para mobilizar a sociedade, que passa a conhecer e a interagir com o novo sistema. O evento contou com a participação de um público composto pela sociedade civil e governamental. A recepção e apresentação foi feita pelo secretário Marco Santos e pela diretora Sarita Amaral.

Entre as autoridades presentes, também subiram ao palco para uso da palavra, os vereadores Sandro Social, Duda e Santana. A Secretária Izilda Pedro representou todos os secretários, e Vagner Jorge foi representante da sociedade civil. O Deputado Federal Goulart nos enviou sua assessora como representante, Solange Dias.

Diversos artistas do município estavam presentes e após este passo, um processo para a criação do Conselho Municipal de Políticas Culturais será organizado.

pmeg administrator